quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Dia 11/01 De Cusco à Arequipa

Nosso "almoço" em Juliaca, antes de enfrentar a altitude e o frio.
O confuso trânsito de Juliaca.

"Posto de gasolina"
O "banheiro" do posto de gasolina

O majestoso vulcão Misti

Acordamos bem cedo pois o trecho de retorno hoje seria bem cansativo. Choveu a noite toda e a temperatura estava bem baixa, creio que em volta dos 5 graus. Tomamos um café bem reforçado e fomos buscar as motos no estacionamento. Carregamos tudo e partimos. Em Cusco, finalmente abastecemos com gasolina de 90 octanas, o que é um luxo por aqui! No resto do caminho de hoje só gasolina de 84 octanas. Também em Cusco enchi o galão reserva de 5 litros.
Perdi a conta de quantas vezes precisei recorrer a esta reserva durante toda a viagem.
Abastecemos em vários lugarejos, pois estávamos alternando altitudes de 3400 à 4300 metros.
Até Juliaca o caminho foi o mesmo da ida. A partir daí, pegamos a direção de Arequipa.
No posto de Juliaca encontramos dois argentinos em duas motos "quase congelados". Nos contaram que tiveram que dormir no meio do caminho em uma escola, pois a neve os havia surpreendido na estrada. E estávamos indo naquela direção! Ficamos preocupados.
À medida que íamos subindo, o frio foi aumentando, e nuvens pesadas se aproximavam. Chegamos a 4500 metros de altitude. Tudo bem com a Hornet. Subiu apanhando, mas subiu. Vencemos a altitude mais uma vez!
No meio do nada, com os primeiros pingos de chuva, e muito frio, encontramos um tipo de parador de caminhoneiros, onde encostei para colocar a gasolina reserva. Acertamos nesta parada, pois a senhora que atendia neste local vendia gasolina e aproveitei para completar o tanque da hornet. Ah! Também tinha um cafezinho bem quentinho para esquentar o corpo. Saímos revigorados para completar os 100 km que faltavam para Arequipa, segunda maior cidade do Perú. A chuva nos acompanhou um pequeno trecho, mas logo parou.
Logo começamos a avistar o grande vulcão Misti, que com outros dois vulcões menores, circunda a cidade de Arequipa. A altitude e o frio foram diminuindo e logo estávamos entrando, vitoriosos na grande Cidade Branca, como é conhecida.
Foi um dia cansativo, mas inesquecível. Nos hospedamos na Pousada del Sol, bem no centro. Tomamos um banho merecido e fomos tirar fotos na praça central, antes que os últimos raios de sol fossem embora e não víssemos mais o Misti.