segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Dia 18/01 De Uruguaiana à Sapucaia do Sul







Nossas fiéis companheiras. Sem elas, não teríamos ido a parte alguma!
9611 km!!!

Amanheceu chovendo em Uruguaiana. Tomamos um belo café da manhã no hotel, do tipo que só no Brasil tem.
A chuva havia sido forte durante a noite e pela manhã já dava sinais de trégua. Na direção em que iríamos, o céu estava limpo.
Saímos de Uruguaina por volta das 9 horas e o tempo sem sol era muito mais agradável que o calorão do dia anterior.
Esta rodovia é o corredor por onde entram os argentinos que vem passar férias no Brasil, e desta vez, eles estão lotando as estradas! Nunca havia visto um movimento tão intenso de carros e de ônibus com placas do país vizinho!
Após um longo trecho na estrada, o painel da minha moto começa a sinalizar que entraria na reserva. Estávamos a poucos kms do posto e não me preocupei. Ao chegar no posto, não conseguimos abastecer, pois o lugar estava sem energia elétrica e o frentista avisou que poderia demorar para a luz voltar. Pegamos a rodovia novamente e começo a controlar minha autonomia de combustível. Pelos meus cálculos a moto andaria mais uma certa quilometragem e fui seguindo. Rodei a distância que o frentista disse que faltava para o próximo posto e nada! Só campo, boi e retas. Quando avisto, ao longe o telhado do posto, a moto, num último suspiro, se arrasta até uns 500 metros e ali ela fica! O Luciano e o Omar não perceberam e entraram no posto e eu fui parando no acostamento. Não dava para ir no embalo pois havia uma subida.
Logo o Luciano volta para me "socorrer". Eis que surge novamente, no meio da nossa bagagem o milagroso galão de combustível reserva, cheio de gasolina azul, ainda abastecido em San Luis, na Argentina. Despejamos o precioso líquido para dentro do tanque, rodei uns 300 metros e entrei no posto! Faltou tão pouco!
Completamos o tanque e fomos até São Gabriel. Lá, abastecemos novamente e fizemos um lanche. O frentista, quando viu a sujeira da minha moto veio gentilmente com um balde e uma "esponjinha". Eu, inconscientemente devo ter feito uma cara feia, pois ele perguntou: "só o farol, então?" Não tem graça chegar em casa depois de ter rodado quase 10.000 km com a moto limpa! Tem que deixar todos os mosquitinhos onde eles estão!
Fizemos mais uma parada no posto do trevo de acesso à Cachoeira do Sul e pouco após entramos finalmente na conturbada BR 116! Em Sapucaia paramos para tirar a última foto da viagem, junto com nossos grandes companheiros de estrada. Nos despedimos e então, tomamos rumos diferentes, pois entramos em Sapucaia e nossos amigos rumaram para Novo Hamburgo, onde moram.
Foram 21 dias de viagem, 4219 km até Cusco, no Perú, e 5392 km de volta, já que resolvemos voltar pela Panamericana, costeando o Pacífico. No total, foram 9611 km de um sonho realizado, juntos, mas cada um na sua!!!

Nenhum comentário: